Lista das Propostas de Simpósio Temático aprovadas, com suas respectivas ementas:
EMENTA: Com o movimento da Escola dos
Annales (Annales d’Histoire Économique et Sociale), que surgiu na
França em 1929, com os fundadores Marc Bloch e Lucien Febre, ocorreram
inúmeras transformações na tradição historiográfica. Com a proposta de
ampliação do leque de fontes, novas correntes e campos temáticos de pesquisa
e a promoção da interdisciplinaridade, a nouvelle histoire começou a
interessar-se por temáticas até então desprezadas pela historiografia, como
afirma José Carlos Reis (2000) os “objetos que jamais foram considerados
tematizáveis pelo historiador entram em seu campo de pesquisa”. Até a virada
do século XX, os grupos sociais, até então excluídos da história, passaram a
ser considerados sujeitos e objetos da história, e assim, a historiografia
deixou de narrar somente as histórias dos campos de batalhas e dos
acontecimentos políticos. As mulheres por muito tempo fizeram parte desses
grupos sociais, e a partir do desenvolvimento de novos campos na
historiografia, como por exemplo, a Nova História Cultural e a História das
Mentalidades, elas passaram a receber olhares como condições de objeto e
sujeito da história. Sendo assim, o objetivo deste simpósio temático é reunir
estudos, em andamento ou já finalizadas de diversos campos
disciplinares, em torno da história das mulheres, do movimento feminista,
as masculinidades, as relações de gênero e da teoria queer, que fazem usos de
diversos tipos de fontes, como: literatura, biografias, imprensa, teatro
documentos oficiais, músicas, cinema entre outros.
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EMENTA: A História Social é uma abordagem
historiográfica caracterizada pelo diálogo com outras ciências, novos
problemas e métodos, trazendo discussões sobre as práticas cotidianas sociais
a partir de análises acerca da cultura e da experiência de pessoas comuns. O
objetivo do presente Simpósio Temático é reunir estudos que se voltem para o
campo da História Social, envolvendo reflexões sobre as relações que os
sujeitos históricos mantêm com o mundo social, seus “modos de fazer”, tendo
em vista a compreensão das práticas sociais e culturais em diferentes
temporalidades e espaços.
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EMENTA: A América, enquanto objeto de estudo
e pesquisa, se tornou com o passar do tempo uma fonte inesgotável e
riquíssima de problematizações e busca por respostas para questões sociais e
históricas. Epítetos como o de “Novo Mundo” e “Terceiro Mundo” foram se
constituindo aos poucos para se referir às experiências históricas
propiciadas por essa enigmática porção de terra. Atualmente, a América, ou
melhor, as Américas, estão no centro de conflitos políticos e sociais com
repercussões e consequências mundiais. Assim, é extremamente necessário
debatermos as variadas questões históricas ligadas ao “nosso” continente:
cultura indígena, crise migratória, revoluções e ditaduras, colonização e
independências, marcha para o Oeste e resistência dos nativos,
particularidades e similaridades. Todos os temas, e todas as Américas, são
bem-vindos ao seminário.
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EMENTA: A proposta deste simpósio temático é
reunir trabalhos que enfoquem as relações entre História, ensino de História
e práticas educacionais, que favorecem o ensino/aprendizagem em sala de
aula. Dessa forma, este simpósio temático, propõe uma discussão acerca
da produção do conhecimento histórico como elemento fundamental para formação
cidadã e para o desenvolvimento da competência de pensar historicamente, ou
seja, a capacidade de historicizar as experiências e de desenvolver um
raciocínio histórico que auxilie para uma experiência que transcenda a sala
de aula e que esteja imbricada à vida prática dos estudantes no atual
contexto histórico da educação.
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EMENTA: Este simpósio temático pretende
reunir pesquisas que abordem temáticas relacionadas à cultura, memória,
patrimônio, história e identidade dos afro-brasileiros e indígenas, suas
estratégias de sobrevivência nos contextos de escravização e diáspora, suas
memórias, saberes, lugares, ofícios, celebrações, expressões artísticas e
vestígios arqueológicos. Buscamos reunir trabalhos – nas áreas de História,
Educação e Ciências Sociais - que provoquem o debate a partir de balizas que
respeitem a diversidade étnica e cultural brasileira promovendo todos os
tipos de igualdade: social, étnica, religiosa e de gênero.
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EMENTA: O presente simpósio temático tem
como objetivo precípuo, receber trabalhos que reflitam e manejem
instrumentos conceituais e metodológicos nos campos da história e cultura
política, a partir de pesquisas sobre o período do Brasil Republicano, desde o
advento da República em 1889 até o tempo presente, utilizando-se de
diferentes fontes, entre elas: literatura, imprensa, quadrinhos, cinema,
teatro, música, documentos oficiais entre outros. Dessa forma o simpósio
pretende desnudar especialmente: as relações de poder presentes na história
republicana brasileira, e a formação das culturas políticas republicanas no
país; as práticas e disputas de representação que perpassam a formação
cultural da República brasileira; e a formação da sociedade brasileira no
período republicano.
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EMENTA: Este grupo de trabalho pretende
reunir pesquisas concluídas ou em andamento que versem sobre a América Latina
dos séculos XX e XXI. O amplo escopo temático abrange desde discussões
historiográficas sobre as identidades continentais, passando pelos projetos
políticos debatidos e mobilizados ao longo do século XX até as novas
reflexões sobre as possibilidades metodológicas de refletir sobre a América
Latina de um ponto de vista global. Busca-se situar, a partir da costura dos
temas dos trabalhos, um debate sobre a circulação internacional das ideias e,
dentro dele, sobre o lugar social dos discursos latino-americanos. São bem
vindas, ainda, pesquisas que dialoguem com os debates sobre gênero e
identidade na América Latina, conceitos e sociabilidades intelectuais.
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EMENTA: O presente Simpósio Temático tem por
objetivo debater questões atuais à respeito da pesquisa e do ensino de
História Antiga e História Medieval no Brasil. Num contexto de
profissionalização consolidada dessas áreas do conhecimento histórico, de
crescimento por sua procura nos cursos Superiores de História e, na contramão
desse desenvolvimento, a exclusão desses saberes dos currículos mínimos dos
governos estaduais e federal, compreendemos a importância de debater o que
fundamenta a manutenção das pesquisas dessas áreas no Brasil e suas
contribuições teórico-práticas para ensino de História tanto em nível básico,
quanto em nível superior.
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EMENTA: Esta proposta de simpósio visa
abarcar uma ampla discussão que vem sendo feita no campo da história social
sobre a participação de indivíduos entendidos como comuns ou ordinários no
âmbito das relações que envolvem justiça e criminalidade, a atuação da
polícia e as dinâmicas entre sociedade e prisioneiros. São abarcados nesta
proposta os estudos que se utilizam das fontes produzidas pela justiça
criminal especialmente entre os séculos XVIII e XX, seja recompondo
trajetórias, levantando padrões de valores morais e comportamentais ou,
ainda, investigando os próprios mecanismos de criminalização criados e
recriados na interação entre os indivíduos e o Estado.
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ST 10 – História Contemporânea, Ensino de História e Linguagens Artísticas: articulações acadêmicas.
EMENTA: Este Simpósio
Temático visa estimular o debate historiográfico tendo como referência o uso
das linguagens artísticas (cinema, teatro, música, televisão, dança, artes
visuais, etc.) como fonte de pesquisa para o historiador. Para tanto, dois
eixos de análise serão utilizados: a História Contemporânea com seus desafios
epistemológicos e o Ensino de História a partir de suas possibilidades
críticas. Pretendemos, portanto, reunir pesquisadores e propostas de trabalho
que tenham por objetivo os desafios do tempo presente para o campo de
trabalho do historiador e as potencialidades das artes como forma de
interpretação social.
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