PROPOSTAS DE MINICURSO APROVADAS


Lista das Propostas de Minicurso aprovadas, com suas respectivas ementas:

Autor (a): Maria Cristina de Souza.

EMENTA: Pretende-se discutir: 1). Relação entre cor e raça; a ideia de raça; Raça e miscigenação. 2). A questão do Racismo no Brasil; Conceito de racismo estrutural e institucionalizado; Políticas de ações afirmativas; Cotas raciais. 3). As comissões de heteroidentificação; Principais argumentos favoráveis e contrários; Regulamentação e funcionamento.

Autor (a): Erica Martins; Ricael Spirandeli Rocha.

EMENTA: Refletir sobre o atual uso das tic’s em sala de aula. Elaborar no mínimo duas atividades utilizando tecnologias que podem ser reproduzidas e/ou adaptadas a rotina do ensino de história. 

Autor (a): Beatriz Molina; Carlos Victor Silveira; Mariana Costa.

EMENTA: O objetivo principal desta apresentação é a renovação e complementação da função do Historiador. Utilizaremos como matéria prima um acervo documental que esteve invisível por muitos anos e se encontrava em péssimas condições estruturais quando encontrado, trazendo assim a necessidade de higienizar, reconstruir e catalogar estes documentos.

Autor (a): Gustavo Vaz.
EMENTA: O mini-curso de Educação Patrimonial se justifica pela necessidade de uma maior formação na área pertinente ao nosso patrimônio cultural de Uberaba, tanto dos discentes da graduação, como dos demais profissionais interessados na temática. Nota-se, que o tema ganha espaços e maior visibilidade social, principalmente na nossa produção cultural e vivência social. É fundamental que os alunos do Curso de História possuam noções sobre patrimônio cultural e seus subtemas, tais como: Patrimônio Imaterial e Material. Assim, tal temática de Educação para o Patrimônio Cultural deve-se considerar a democratização do conhecimento em seu alcance e diversidade, promovendo o diálogo permanente entre os agentes culturais e sociais e a participação efetiva das comunidades detentoras e produtoras das referências culturais, onde convivem diversas noções de Patrimônio Cultural. 1) Patrimônio Cultural/Objeto Cultural - Material e Imaterial. 2) História; Memória; Identidade. 3) Cultura; Educação.

Autor (a): Alexandra Dias Ferraz Tedesco.

EMENTA: Este mini curso tem a intenção de apresentar as linhas gerais da área de pesquisa denominada História Intelectual. A partir do questionamento de que as ideias podem ser apreendidas somente por seu desenvolvimento interno, esta abordagem pretende aproximar a reflexão sobre a história dos intelectuais, das instituições culturais (universidades, museus, etc) das abordagens clássicas sobre a história do pensamento.

Autor (a): Clayton Romano.

EMENTA: Direita e esquerda, razões e significados de uma distinção política segundo a realidade brasileira. Anticomunismo no Brasil, origens, desenvolvimento histórico e características contemporâneas. Recepção, difusão e reação ao pensamento de Antonio Gramsci no Brasil. Motivos e consequências da derrota das esquerdas “armadas” e da hegemonia das esquerdas “culturais”. Ódio como política na reinvenção das direitas no Brasil.

Autor (a): Guilherme Gonzaga Bento.

EMENTA: O presente minicurso tem como objetivo precípuo, discutir a construção da história da política externa brasileira a partir de dois eixos de debate: o primeiro é a discussão teórico-metodológica sobre a renovação dos estudos sobre a “história da política externa” construída a partir dos anos 1970 com o advento da “nova” história política; e o segundo é a produção historiográfica sobre a história da política externa brasileira nos últimos quarenta anos, que se utilizou sobremaneira das novas fontes, novas abordagens e dos novos métodos, propiciados, especialmente, pelos avanços trazidos na terceira geração dos Annales. Nesse sentido, pretendemos apontar para as possibilidades de pesquisa que o estudo da história da política externa, especificamente a brasileira, abriu no horizonte da historiografia nos últimos anos, possibilitando analisar além do cenário externo, também as repercussões e reflexos das decisões em política externa no contexto interno, e vice-versa.

Autor (a): Marco Antônio Peixoto.

EMENTA: Este minicurso pretende compreender o compartilhamento de informações por “memes” na internet a partir de uma abordagem interdisciplinar. Os objetivos são: entender os sentidos produzidos pelas informações compartilhadas nas interações sociais da internet e apresentar técnicas de ensino para a elaboração de “memes”, oportunizando compreender as disputas de poder na era digital. Este minicurso utilizará os conteúdos de Sociologia, Filosofia, Geografia, História e Literatura para compreender, de maneira multifocal, os “memes” na internet e elaborar recursos didáticos para a prática em sala de aula.

Autor (a): Wagner da Silva Teixeira.

EMENTA: Este minicurso é uma iniciativa do projeto de extensão universitária “Cine Cultura UFTM”, tem por objetivo principal debater o uso do cinema como ferramenta pedagógica no ensino de história. Nesta edição este minicurso irá se dedicar a trabalhar a questão do racismo, exibindo curtas e trechos de filmes e séries que podem ser utilizados em sala de aula para colocar em discussão com os alunos a temática racial no ensino de história. Há um massacre de jovens negros ocorrendo cotidianamente em nosso país, discutir a questão racial nas escolas é fundamental.

IX Semana de História da UFTM

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