Simpósios Temáticos – Comunicações Aprovadas


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EMENTA: Com o movimento da Escola dos Annales (Annales d’Histoire Économique et Sociale), que surgiu na França em 1929, com os fundadores Marc Bloch e Lucien Febre, ocorreram inúmeras transformações na tradição historiográfica. Com a proposta de ampliação do leque de fontes, novas correntes e campos temáticos de pesquisa e a promoção da interdisciplinaridade, a nouvelle histoire começou a interessar-se por temáticas até então desprezadas pela historiografia, como afirma José Carlos Reis (2000) os “objetos que jamais foram considerados tematizáveis pelo historiador entram em seu campo de pesquisa”. Até a virada do século XX, os grupos sociais, até então excluídos da história, passaram a ser considerados sujeitos e objetos da história, e assim, a historiografia deixou de narrar somente as histórias dos campos de batalhas e dos acontecimentos políticos. As mulheres por muito tempo fizeram parte desses grupos sociais, e a partir do desenvolvimento de novos campos na historiografia, como por exemplo, a Nova História Cultural e a História das Mentalidades, elas passaram a receber olhares como condições de objeto e sujeito da história. Sendo assim, o objetivo deste simpósio temático é reunir estudos, em andamento ou já finalizadas de diversos campos disciplinares, em torno da história das mulheres, do movimento feminista, as masculinidades, as relações de gênero e da teoria queer, que fazem usos de diversos tipos de fontes, como: literatura, biografias, imprensa, teatro documentos oficiais, músicas, cinema entre outros.



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EMENTA: A História Social é uma abordagem historiográfica caracterizada pelo diálogo com outras ciências, novos problemas e métodos, trazendo discussões sobre as práticas cotidianas sociais a partir de análises acerca da cultura e da experiência de pessoas comuns. O objetivo do presente Simpósio Temático é reunir estudos que se voltem para o campo da História Social, envolvendo reflexões sobre as relações que os sujeitos históricos mantêm com o mundo social, seus “modos de fazer”, tendo em vista a compreensão das práticas sociais e culturais em diferentes temporalidades e espaços.



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EMENTA: A América, enquanto objeto de estudo e pesquisa, se tornou com o passar do tempo uma fonte inesgotável e riquíssima de problematizações e busca por respostas para questões sociais e históricas. Epítetos como o de “Novo Mundo” e “Terceiro Mundo” foram se constituindo aos poucos para se referir às experiências históricas propiciadas por essa enigmática porção de terra. Atualmente, a América, ou melhor, as Américas, estão no centro de conflitos políticos e sociais com repercussões e consequências mundiais. Assim, é extremamente necessário debatermos as variadas questões históricas ligadas ao “nosso” continente: cultura indígena, crise migratória, revoluções e ditaduras, colonização e independências, marcha para o Oeste e resistência dos nativos, particularidades e similaridades. Todos os temas, e todas as Américas, são bem-vindos ao seminário.



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EMENTA: A proposta deste simpósio temático é reunir trabalhos que enfoquem as relações entre História, ensino de História e práticas educacionais, que favorecem o ensino/aprendizagem em sala de aula. Dessa forma, este simpósio temático, propõe uma discussão acerca da produção do conhecimento histórico como elemento fundamental para formação cidadã e para o desenvolvimento da competência de pensar historicamente, ou seja, a capacidade de historicizar as experiências e de desenvolver um raciocínio histórico que auxilie para uma experiência que transcenda a sala de aula e que esteja imbricada à vida prática dos estudantes no atual contexto histórico da educação.



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EMENTA: Este simpósio temático pretende reunir pesquisas que abordem temáticas relacionadas à cultura, memória, patrimônio, história e identidade dos afro-brasileiros e indígenas, suas estratégias de sobrevivência nos contextos de escravização e diáspora, suas memórias, saberes, lugares, ofícios, celebrações, expressões artísticas e vestígios arqueológicos. Buscamos reunir trabalhos – nas áreas de História, Educação e Ciências Sociais - que provoquem o debate a partir de balizas que respeitem a diversidade étnica e cultural brasileira promovendo todos os tipos de igualdade: social, étnica, religiosa e de gênero.



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EMENTA: O presente simpósio temático tem como objetivo precípuo, receber trabalhos que reflitam e manejem instrumentos conceituais e metodológicos nos campos da história e cultura política, a partir de pesquisas sobre o período do Brasil Republicano, desde o advento da República em 1889 até o tempo presente, utilizando-se de diferentes fontes, entre elas: literatura, imprensa, quadrinhos, cinema, teatro, música, documentos oficiais entre outros. Dessa forma o simpósio pretende desnudar especialmente: as relações de poder presentes na história republicana brasileira, e a formação das culturas políticas republicanas no país; as práticas e disputas de representação que perpassam a formação cultural da República brasileira; e a formação da sociedade brasileira no período republicano.



EMENTA: Este grupo de trabalho pretende reunir pesquisas concluídas ou em andamento que versem sobre a América Latina dos séculos XX e XXI. O amplo escopo temático abrange desde discussões historiográficas sobre as identidades continentais, passando pelos projetos políticos debatidos e mobilizados ao longo do século XX até as novas reflexões sobre as possibilidades metodológicas de refletir sobre a América Latina de um ponto de vista global. Busca-se situar, a partir da costura dos temas dos trabalhos, um debate sobre a circulação internacional das ideias e, dentro dele, sobre o lugar social dos discursos latino-americanos. São bem vindas, ainda, pesquisas que dialoguem com os debates sobre gênero e identidade na América Latina, conceitos e sociabilidades intelectuais.



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EMENTA: O presente Simpósio Temático tem por objetivo debater questões atuais à respeito da pesquisa e do ensino de História Antiga e História Medieval no Brasil. Num contexto de profissionalização consolidada dessas áreas do conhecimento histórico, de crescimento por sua procura nos cursos Superiores de História e, na contramão desse desenvolvimento, a exclusão desses saberes dos currículos mínimos dos governos estaduais e federal, compreendemos a importância de debater o que fundamenta a manutenção das pesquisas dessas áreas no Brasil e suas contribuições teórico-práticas para ensino de História tanto em nível básico, quanto em nível superior.



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EMENTA: Esta proposta de simpósio visa abarcar uma ampla discussão que vem sendo feita no campo da história social sobre a participação de indivíduos entendidos como comuns ou ordinários no âmbito das relações que envolvem justiça e criminalidade, a atuação da polícia e as dinâmicas entre sociedade e prisioneiros. São abarcados nesta proposta os estudos que se utilizam das fontes produzidas pela justiça criminal especialmente entre os séculos XVIII e XX, seja recompondo trajetórias, levantando padrões de valores morais e comportamentais ou, ainda, investigando os próprios mecanismos de criminalização criados e recriados na interação entre os indivíduos e o Estado.



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EMENTA: Este Simpósio Temático visa estimular o debate historiográfico tendo como referência o uso das linguagens artísticas (cinema, teatro, música, televisão, dança, artes visuais, etc.) como fonte de pesquisa para o historiador. Para tanto, dois eixos de análise serão utilizados: a História Contemporânea com seus desafios epistemológicos e o Ensino de História a partir de suas possibilidades críticas. Pretendemos, portanto, reunir pesquisadores e propostas de trabalho que tenham por objetivo os desafios do tempo presente para o campo de trabalho do historiador e as potencialidades das artes como forma de interpretação social.

IX Semana de História da UFTM

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